Pesquisar na web

sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal de 2010


NATAL
Origem e história

 

Etimologia

A palavra 'natal' do português já foi 'nātālis' no latim, derivada do verbo 'nāscor' (nāsceris, nāscī, nātus) que tem sentido de nascer. De 'nātālis' do latim, evoluiram também 'natale' do italiano, 'noël' do francês, 'nadal' do catalão, 'natal' do castelhano, sendo que a palavra 'natal' do castelhano tem sido progressivamente substituída por 'navidad' como nome do dia religioso.

Já a palavra 'Christmas' do inglês evoluiu de 'Christes maesse' ('Christ's mass') que quer dizer missa de Cristo.


 

História dos usos

Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas neolatinas. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 d.C.

No Oriente do Império Romano, o nascimento de Cristo foi comemorado em 07 de janeiro, ocasião em que fora batizado, em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano. No Século IV, as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 de janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos.

Por não ter uma origem bíblica, no Século XVII, essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado. Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. O Natal voltou a ser um grande feriado religioso, e ainda é em muitos países.


 

Cristianismo

O Nascimento de Jesus se deu por volta de dois anos antes da morte do Rei Herodes, denominado "o Grande", ou seja, considerando que este morreu em 4 AEC, então Jesus só pode ter nascido em 6 AEC. Segundo a Bíblia, antes de morrer, Herodes mandou matar os meninos de Belém até aos 2 anos, de acordo com o tempo que apareceu a "estrela" aos magos. (Mateus 2:1, 16-19 - Era seu desejo se livrar de um possível novo "rei dos judeus").

Ainda, segundo a Bíblia, antes do nascimento de Jesus, Octávio César Augusto decretou que todos os habitantes do Império fossem se recensear, cada um à sua cidade natal. Isso obrigou José a viajar de Nazaré  (na Galileia) até Belém  (na Judeia), a fim de registar-se com Maria, sua esposa.



A viagem de Nazaré a Belém - distância de uns 150 km - deveria ter sido muito cansativa para Maria que estava em adiantado estado de gravidez. Enquanto estavam em Belém, Maria teve o seu filho primogênito. Envolveu-o em faixas de panos e o deitou em uma manjedoura. Maria necessitava de um local tranquilo e isolado para o parto (Lucas 2:4-8).



Visita dos magos

Os "magos" eram sacerdotes astrólogos, talvez seguidores do Zoroastrismo . Eram considerados "Sábios", e por isso, conselheiros de reis. Podiam ter vindo de Babilônia, ou da Pérsia (Irã). São Justino, no 2.º Século, considera que os Magos vieram da Arábia. Deduz-se terem sido 3 magos, em vista dos 3 tipos de presentes.


 

Símbolos e tradições do Natal

Árvore de Natal

Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indica a Alemanha, como país de origem, uma das mais populares atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do Século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

Na Roma Antiga, os Romanos penduravam máscaras de Baco  em pinheiros  para comemorar uma festa chamada de "Satumália", que coincidia com o nosso Natal.


  
Músicas natalinas

As canções natalinas são símbolos do Natal e as letras retratam as tradições das comemorações, o nascimento de Jesus, a paz, a fraternidade, o amor, os valores cristãos. Os Estados Unidos têm antiga tradição de celebrar o Natal com músicas típicas. No Brasil, esta tradição, além das familiares, só se tornou comercial popular nos anos 1990 , com o Cd 25 de Dezembro lançado pela cantora Simone: Ao lançar, no ano passado, o disco natalino 25 de Dezembro, a cantora Simone quebrou um tabu. Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, os cantores brasileiros não têm o costume de lançar, no mês de dezembro, discos com músicas de Natal. As canções natalinas tradicionais, no Brasil, estão sendo paulatinamente esquecidas, com algumas exceções como "Noite Feliz", devido a falta de interesse popular.

Presépio

As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a Missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio. A tradição católica diz que o presépio (do lat. praesepio) surgiu em 1223, quando São Franciso de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e, com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos e vários outros animais. Nesse cenário, foi celebrada a Missa de Natal.

O sucesso dessa representação do Presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres. Na Espanha, a tradição chegou pela mão do Rei Carlos III, que a importou de Nápoles no Século XVIII. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do Século XIX, e na França, não o fez até inícios do Século XX. Em todas as religiões cristãs, é consensual que o Presépio é o único símbolo do Natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos Evangelhos.

Decorações natalinas


Uma outra tradição do Natal é a decoração de casas, edifícios, elementos estáticos, como postes,pontes e árvores, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e cidades com elementos que representam o Natal, como, por exemplo, as luzes de natal e guirlandas. Em alguns lugares, existe até uma competição para ver qual casa, ou estabelecimento, teve a decoração mais bonita, com direito a receber um prémio.

Amigo secreto ou oculto

No Brasil, é muito comum a prática entre amigos, funcionários de uma empresa, amigos e colegas de escola e na família, da brincadeira do amigo oculto (secreto). Essa brincadeira consiste de cada pessoa selecionar um nome de uma outra pessoa que esteja participando desta (obviamente a pessoa não pode sortear ela mesma) e presenteá-la no dia, ou na véspera. É comum que sejam dadas dicas sobre o amigo oculto, como características físicas ou qualidades, até que todos descubram quem é o amigo oculto. Alguns dizem características totalmente opostas para deixar a brincadeira ainda mais divertida.

Comemorações pelo Mundo

Cada país tem a sua forma de comemorar o Natal, inclusive países orientais.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Parabéns Canto do Buriti


À Canto do Buriti

Meus míseros devaneios a ti entreguei
Nos teus filhos humildes e honestos
Eu me exemplifiquei
Preenchi todos os meus severos desertos
Que só existiam dentro em mim,
Quando por ti fui desperto
Cheguei assustado, ansioso e desconfiado.
Fui questionado e até interpelado
Mas nunca abandonado
Adquiri grandes amigos e fortes aliados
Também fui bem recebido e acolhido
Como sonhos sonhados
Não sou mais um sozinho como aqui cheguei,
Teus braços abertos me acolheram
Como nunca imaginei.
Era eu apenas uma frágil e destemida criança
Encarando um estranho e novo mundo
Mas, cheio de esperança.
Continuemos buscando, o evolutivo processo
Contribuindo com o nosso desejado
E tão esperado progresso
Desejoso e lutador quero sempre prosseguir
Em prol do nosso crescimento contínuo
Minha Canto do Buriti
ANTUNES, Jonas. in: Bobagnes.pg 51
 www.clubedeautores.com.br. 



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Eu

Eu coberto  de  pele  coberta  de pano
coberto de ar e debaixo de meu pé  ci-
mento  e  debaixo  do  cimento terra  e
sob a terra petróleo correndo e o lento
apagamento  do sol por cima de tudo e
depois  do  sol  outras  estrelas  se apa-
gando  mais  rapidamente   que  a  che-
gada  de sua luz até aqui.

                                  Arnaldo Antunes. As coisas.
                                                  São Paulo, Iluminuras, 2002.

                                            Arnaldo Antunes (1960-)






        






                            . Conhecido poeta e músico, nascido em 
                            São Paulo. Arnaldo Antunes  fez    parte  
                            da  banda  de rock Titãs e gravou  vários 
                            discos   individuais.  Como    poeta   tem 
                            realizado experiências de vanguarda  que 
                            incluem a poesia visual e digital, utilizando
                            recursos  de  informática, som,    imagens 
                            e movimento.  Livros:  ou e (1983),   Psia 
                            (1986),  Tudos (1990), As coisas (1992),
                            Nome (1993),   ou  +  corpos  no mesmo 
                            espaço (1993), Outro (2001).

sábado, 16 de outubro de 2010

Dia do Professor–Beija Valente

IMG0194AIMG0195AIMG0196A
Descontração e muita alegria. Foi neste ambiente, com um saboro e rico churrasco; muita música, papo agradável e estimulante que os Professores da Unidade Escolar Beija Valente ( Canto do Buriti-PI); reuniram-se para comemorar o merecido “Dia do Professor”.
Estava presente a maioria dos professores daquela unidade de ensino, esposos(as), filhos(as) e amigos.
Foi realmente um dia marcante, com brindes, sorteios, banho de piscina, dinâmicas, brincadeiras e confraterização.
Parabéns a todos os Professores pela passagem do seu dia e especialmente aos professores do Colégio Beija Valente pela brilhante comemoração.
Até o próximo “Dia do Professor”…

domingo, 15 de agosto de 2010

Mera Realidade


Apologia ao eleitor
Professor Jonas Antunes
    

Não importa se matuto, aprendiz ou doutor
Tanto faz ser analfabeto, estudante ou experiente leitor
Pode ser fiel, ateu, Padre ou Pastor
Um assíduo ouvinte ou um bom locutor
Uma mera personagem ou um grande narrador
O modesto funcionário, um gerente ou diretor
Um comerciante experiente ou o bravo produtor
Do criador de galinhas ao distinto consumidor
Incluem-se os feirantes até o determinado agricultor
O vocalista, o intérprete e também o compositor
Do jovem adolescente ao mais idoso eleitor
Não importa o sexo, se senhora ou senhor
Todos são iguais todos têm o mesmo valor
Todos devem escolher alguém trabalhador
De preferência, comprometido com o Professor. 

Pequeno histórico

    Nascido em 25 de setembro de 1964, órfão de pai aos 12(doze) anos de idade; quando se torna arrimo de família. Cursou o Ensino Fundamental maior (Ginásio) com ajuda de terceiro (amiga da família e ex-professora) – 1978 a 1981. É funcionário do EMATER desde 1985, cursou o Ensino Médio na Unidade Escolar Vereador Miguel Vieira – UEVMV – (1986 a 1988) formou-se em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – 1998 a 2001 sendo líder de curso durante os 04(quatro) anos.
    Professor desde 1993 (UEVMV) – rede privada –, aprovado no 1º concurso público municipal (1997) e aprovado nos concursos público do Estado, para Professor classe "E" (2000) e para Agente da Polícia Civil (2000) mas desistiu.
    Durante seu 1º mandato, como Vereador, buscou ajudar aos mais necessitados e aqueles que o procuraram. Atuou como um verdadeiro representante do povo. Esteve presente em quase todos os eventos sociais do município. Apresentou várias indicações na Câmara Municipal. Votou a favor dos Projetos que julgou bom para o município. Foi responsável pelas Audiências Públicas com a CEPISA, AGESPISA, BANCO DO BRASIL e outras. Procurou estar sempre em contato com o povo, principalmente, na feira semanal aos Sábados. Estar sempre de braços abertos para abraçar a quem o procurar. É a voz amiga que verdadeiramente representa o povo cantoburitiense.

sábado, 14 de agosto de 2010

Homenagem aos pais

Mais do que tudo na minha vida

 

Aquela aparência de uma pessoa zangada, não passa de uma máscara, pois é um homem muito simpático, divertido, alegre, sempre trata todos bem, uma pessoa excepcional.

Agora eu me pergunto todos os dias, o que faz uma pessoa abdicar dos seus sonhos, de sua vida em função de outra?

Que amor é esse?

Sinceramente, não sei se eu seria capaz.

Meu Pai é meu alicerce, minha fortaleza, se eu tenho objetivos, sonhos na minha vida hoje são pelos meus pais, e por mim é claro, mas eles que me passaram essa educação de tentar lutar, ultrapassar os obstáculos que a vida nos coloca.

Esse estilo "Maluco Beleza", devido a sua grande admiração por Raul Seixas, porém nada trás a irresponsabilidade, e sim a responsabilidade, não apenas em modificar sua vida ou a de sua família, mais também, fazer com que a sociedade mude, e para melhor.

Como sempre me ensinou a gostar de ler, buscar conhecimentos, a nunca ficar satisfeita com o que sei a sempre buscar mais e mais, tentar entender as coisas.

Lembro-me uma vez, Pai, que o senhor foi ler Vidas Secas de Graciliano Ramos, apara mim e para meu irmão, foram duas tentativas frustradas, porque toda vez que chegava à parte que eles tiveram que comer o papagaio devido a grande fome que passavam, eu me derramava em lágrimas e o senhor parava de ler, até que um dia eu o li sozinha.

Eu tenho um pouco da sua zanga, pareço muito com o senhor, acho que é porque o admiro tanto, amo-o incondicionalmente, sinceramente, não sei o que seria da minha vida sem o senhor, é o meu maior orgulho.

A cada dia que passa , quando penso em desistir devido às dificuldades da vida, coisas simples, sem ao menos tentar lembro-me de você e vejo que conseguiu, com muito mais dificuldades que eu e penso: "Por que não tentar?"

Você vai ser sempre meu herói, o amor da minha vida.

Obrigado Por tudo, e um atrasado, mas não menos importante, Feliz Dia dos Pais!!

 

Havana Antunes

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Julho em Canto do Buriti é sempre marcante...


Julho em Canto do Buriti é sempre marcante...

 

JULHO, mês de férias escolares, festejo religioso de SANTANA – nossa padroeira –, período propício ao reencontro de amigos e familiares.

Sempre que se aproxima o mês de julho, as expectativas triplicam e a ansiedade se eleva a níveis imensuráveis. Muitos amigos, ex-alunos, outros que a memória não se referia em face ao longo período sem virem e muitos outros fatos. O importante é: eles se organizam e, em grupos de amigos, de famílias – ou até sozinhos –, vêm prestigiar os festejos e rever aqueles que os aguardam e procuram recebê-los de braços abertos.

Exemplo disso, são meus amigos Everaldo e Butinha (foto) que, na medida do possível comparecem e nos proporcionam marcantes momentos, voltam, deixam saudades e a esperança de um novo programa num prazo de 12 meses.

Evidente que não se limita aos referidos, mas a todos que anualmente fazem o trajeto até nossa cidade. Deixo a todos vocês um forte abraço e um verdadeiro agradecimento por nos permitir viver, a cada mês de julho, momentos marcantes.

domingo, 9 de maio de 2010

Parabéns Mamães!

Feliz Dia das Mães

 

Mãe.

Jonas Antunes

 

Mãe... Passado que nunca passou

    Criação divina de nosso Senhor

    Que representa o verdadeiro amor

Ô Mãe... O sonho que se eternizou.

 

Mãe... Já cuidava de mim antes d'eu nascer

Me ensinou lições para o bom viver

Com muito carinho me fez crescer    

Ô Mãe... Tudo que sou, eu devo a você

 

Mãe... Ação exclusiva da mulher

    Que com esperança e muita fé

    Sempre lutando pelo que quer

Ô Mãe... Ore por mim quando puder

 

Mãe... Que sempre nos deu amor e carinho

Nos protegendo do mal caminho

    Que nunca deixa seu filho sozinho

Ô Mãe... Pra sempre serei...o teu filhinho    

 

Mãe ... Fiz esta canção pra te agradecer Com todo carinho:

    Uma simples forma de te dizer: Jonas Antunes Ribeiro

Ô mãe!... Tudo que sou, eu devo a você (bis)

 

 

domingo, 9 de maio de 2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher


MULHER
Sinônimo do que é bom e não ruim
Responsável por ti e por mim
Deusa, serpente; frágil, resistente.
Amável, dócil e valente.
Revolucionária, acomodada e princesa.
Dotada de muito amor e sutileza
Lado oposto do ciclo lunar
Antagônica do sol e do mar

 
A mulher é tudo e o nada
Depende dela, exclusivamente, para ser notada.
Cria, desmonta, quebra e faz
Seduz, conquista, vence e se satisfaz.

 
Barranco forte do homem sem saber porque
Resiste, ao lado dele, todo e qualquer sofrer
Quando vem os frutos quase sempre não vê
Está sempre imbuída em lutar pra vencer

 
Parabéns para todas as mulheres deste vasto globo terrestre e que seja dado às mulheres o seu devido valor:
HEROÍNA!

 
Homenagem a essa fantástica nação pelo seu dia Internacional, comemorado no dia 08 de março.

 

JONAS ANTUNES

sexta-feira, 5 de março de 2010

BEIJA VALENTE É SUCESSO NO VESTIBULAR DE 2009

 

    Apesar de todas as dificuldades, dos empecilhos e das forças opositoras enfrentadas pela UNIDADE ESCOLAR BEIJA VALENTE durante o ano de 2009, os esforços e interesses da Direção, corpo docente e, principalmente de alguns alunos, o resultados foram positivos.

    A mesma emplacou nada menos que 15 (quinze) alunos nas faculdades de todo país. Não temos ainda um número exato, mas há rumores de outros alunos concludentes em 2009 que também atingiu seus objetivos.

    Relacionamos aqui, aqueles que temos o veredicto. Portanto, para o orgulho de todos que fazem o "Beija Valente, relacionamos abaixo, os nomes dos agraciados e futuros profissionais; frutos de nossas lutas: RAIMUNDO JÚNIOR (Administração), ALISSON BRITO(Direito), ALINE DE MOURA AMORIM (Engenharia Ambiental), LIDIANY BRITO (Geografia), MICHELLY RODRIGUES (Jornalismo), FERNANDA FURTADO (Geografia), MARISVANDA FURTADO (Espanhol), RAIMUNDO LOPES (Letras-Português), ANA RAQUEL (Biologia), EUGÊNIA AGUIAR (Pedagogia), GUILHERME ALENCAR (Engenharia Civil), LILIANE SOUSA (Enfermagem), GLAUBER (Direito), VILANILDO (Pedagogia) e VALBERTO BRITO (Matemática).

    Nós, educadores, nos realizamos quando vemos nossos discípulos conquistando seus ideais. Fato que nos induz a lutar sempre porque sabemos que ali está um pouco de nós e a alegria do dever cumprido: colaborar com o processo.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

BLOCO "EU TAMBÉM QUERO...”



O Rotary Club de Canto do Buriti – Centenário, unindo-se à comunidade em apoio ao 1º CB Folia, criou seu bloco intitulado "Eu também quero". Nome um tanto quanto sugestivo e demonstrando que está antenado com os acontecimentos que afetam o país.

Tradicional participante de outros carnavais, o Rotary de Canto do Buriti não poderia deixar de participar desse que foi um dos melhores eventos carnavalescos ocorridos em nossa cidade nos últimos tempos.

Sem dúvidas de que a participação de uma instituição gabaritada internacionalmente como o Rotary participando do carnaval local, engrandece muito o evento que balançou e mexeu com toda população durante os dias da festa do Rei Momo.


 


 


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Visita Governador do Rotary


   
Domingo último, 07 de fevereiro, Aconteceu a visita do Governador do Rotary, Distrito 4490 ao nosso clube (Rotary Club de Canto do Buriti – Centenário). Foi um momento marcante na história de nosso clube e do ano rotário.
    O encontro ocorreu nas dependências da Churrascaria "O Eneas" com a presença de autoridades locais e de todos os rotarianos que compõem o citado clube.
    O Governador e comitiva chegaram por volta das 10:00h e foram recepcionados pelos rotarianos locais. Logo após, fizeram uma visita ao hospital local onde foram recebidos pelos representantes da Diretoria que os conduziram e acompanharam em todas as dependências.
    Comitiva governamental e rotarianos foram à casa do Prefeito que os esperava acompanhado pela Primeira Dama e por assessores municipais. Visto que se tratava de um final de semana (domingo) e a sede da Prefeitura estava fechada.
    Nos estúdios da Rádio buriti FM, o Governador concedeu uma entrevista na qual fez um vasto comentário do que é e de como o rotary atua em todo mundo.
    A passagem do governador por nossa cidade, contou ainda com uma passeata pelas principais ruas da cidade para que fossem apresentados os principais pontos turísticos da cidade.
    Na churrascaria O eneas, procedeu-se a realização da reunião de visita oficial do governador. Ocasião em que os rotarianos deram boas vindas ao Governador e comitiva, por meio da rotariana CLEIDIANE RAMOS. Também foram apresentadas as metas e as realizações do Rotary local durante este ano rotário.
    Fazendo uso da palavra, o Prefeito elogiou a diretoria do Club, o Governador e, simbolicamente, entregou as chaves do município ao Governador.
    O Governador por sua vez, fez extensos elogios aos rotarianos locais; pela luta, enfatizou a liderança do Presidente GENESSI RAMOS, a importância do Vice-presidente JONAS ANTUNES, agradeceu a receptividade, tanto dos rotarianos quanto do Prefeito e se colocou à disposição do clube para pleitear parcerias com outros clubes de Rotary para buscar a realização de projetos que venham beneficiar a comunidade de Canto do Buriti.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Blocos de destaque

Um dos blocos de destaque para o Primeiro CB FOLIA é o BLOCO AMGOS DO BABALU.composto por 25 componentes que prometem arrasar e levar a galaera a loucura. Conhecendo alguns dos componenetes como conheço, aposto fielmente que muita coisa boa vai acontecer.

Este Bloco sairá todos os dias, trazenco a cada dia, novidades e discontrações.
Parabéns! e muito sucesso!

Carnaval Cantubiritiense 2010

A Programação para o carnaval 2010 em Canto do Buriti está em pleno vapor e contagiando toda galera que curte esta fabulosa festa cultural brasileira.

Terá início no próximo sábado dia 13 com a saída do "ZÉ PEREIRA", a partir das 9:00h da manhã a partir da concentração no COLISEU circulando pelas principais ruas de nossa cidade. Logo mais à noite será a vez dos blocos carnavalescos que sairam a partir das 20:00h do mesmo ponto de concentração; em seguida haverá festa na Praça do "Y" com diversas bandas.

No domingo, dia 14 a programação se repete, com poucas alterações, não haverá o Zé Perfeira. Continuando na segnda e na terça. É o Primeiro "CB FOLIA".

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Visita Governador

  Neste dia 07 de fevereiro, nosso Clube será agraciado com a honrosa presença do Governador de nosso Distrito realizando sua visita oficial ao nosso clube. Ocasião esta, mas representativa no calendário anual de um Clube de rotary.

O Rotary Club de Canto do Buriti - Centenário, pertence ao Distrito 4.490, Distrito este; responsável pelos RC´s dos estados do Piauí, Maranão e Ceará. Nosso Distrito (4.490), no momento está sendo conduzido pela competência de nosso ilustre Governador o Companheiro PEDRO AUGUSTO e nosso Clube está sendo administrado pelos companheiros: GENESSI RAMOS (Presidente), JONAS ANTUNES (Vice-Presidente), SIDNEI MARIANO(Secretário), IRACI DE ALENCAR(tesoureira) e FRANCISCO VIEIRA LUZ - Professor Tico ( Diretor de Protocolo). Fazem parte ainda, de seu quadro social, os companheiros DÁCIO LOPES (futuro Presidente), VALNISA ROSA, CLEIDIANE RAMOS e REGINALDO VERAS.

  Na programação está uma visita à residência do Prefeito Municipal, pontos turísticos locais, reunião com Presidente do Clube, Secretário e Tesoureira, Reunião solene de visita oficial do Governador e Almoço na Churrascaraia "O Eneas".

   "A humanidade vive seu apogeu no exato momento em que seus componentes agem pensando no coletivo, na comunidade, no mundo, no ser em geral; o Rotary é a porta que conduz o homem a participar com esse processo indispensável para efetivação desse magnífico momento"

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O ser x seres humanos

O que somos? O que desejamos ser? Reflexões a partir desses questionamentos nos levam a uma postura de conscientização humana. Busquemos respostas a essas perguntas e, certamente, faremos um proveitoso exercício de valoração do ser.

Ter a convicção de que o ser em si é mais importante do que o ser em mim nos leva a uma posição real do que realmente somos. Só há o mim porque, desde de muito antes, existe o ser humano(o ser em si).

A supremacia do ser humano em relação ao ser em mim, não exclui o imensurável valor que cada um temos para o geral (seres humanos). É justamente essa cumplicidade que nos coloca como valiosos seres no seio dos seres humanos e nos obriga a contribuir com este universo.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Esgoto sem final

Jonas Antunes

 

 

    É de conhecimento geral o real objetivo dos esgotos: escoamento; para tanto, eles devem conter início (origem - local de onde algo deverá ser retirado -) e o fim (destino - local onde algo deverá ser jogado - o escoamento). Há, porém, "aqueles que só têm o início". Viaja até certo ponto e... Imagina só!

    A coisa é ainda mais desagradável quando "esse esgoto" deveria atender a uma população, a um povo que, diga-se de passagem, é muito sofrido e que, desde sua origem, não pôde ainda contar com esse essencial componente das moradias urbanas.

    Segundo pesquisa do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil, apenas 70% da população tem acesso a esse serviço salutar e importantíssimo para a prevenção de muitos males. Quando se trata de Nordeste, essa realidade é ainda mais agravada. A grande maioria dos nordestinos não possui esgoto em suas casas - há um grande número de nordestinos que nem sabem o que isso significa, nunca sequer tiveram a oportunidade de ver um esgoto, muito menos seu funcionamento.

    Se fizermos aí uma referência ao Piauí - tido como um dos Estados mais pobre da Federação -, a situação alcança uma magnitude estrondosa. Se a referência focalizar a região sul do Piauí, aí, meu amigo, o problema toma uma dimensão espantosa, tão espantosa que político nenhum pode, ao menos, imaginar.

    Bom, uma cidade do sul-piauiense, mais precisamente, Canto do Buriti - PI, com pouco mais de 20 mil habitantes, encaixa-se perfeitamente nas descrições acima; ou seja, seus habitantes não dispõem de serviço de saneamento básico. Sucede que, entre 2005 e 2007, ela foi contemplada com uma Emenda Orçamentária para a construção de uma rede de esgotos que beneficiaria uma pequena parcela de seus moradores.

    No início de 2008 - ano de eleições municipais - foi dado início à construção dessa obra que atenderia, inicialmente, o centro urbano, ou seja, as principais ruas da cidade. Por uma razão justa, calçamentos foram danificados, os vestígios do que, antes fora asfalto, sofreram enormes alterações e até construções - casas - foram atingidas. A cidade ficou, por certo período, em más condições de tráfego. Mas os fins se justificavam e a sociedade conviveu com certo caos, mas mesmo assim, deu sua parcela de contribuição; encarando aquilo como algo que traria bons resultados.

    Infelizmente aconteceu aqui o que acontece em quase todo Brasil em que, geralmente as obras públicas são apenas iniciadas; e hoje, quase um ano depois, as ruas continuam com enormes e contínuas fendas. Fendas essas que tanto atrapalha como incomoda a quem transita em nossa cidade, principalmente, aos idosos. E quem mais sofre com isso é o cidadão que paga impostos e mantém os "home" no poder. Não sabemos o que causou a paralisação da obra, mas sabemos que o esgoto continua sem um final.

Regresso do progresso

     Demorou mas, até que em fim, temos algo a comemorar. Depois de muito tempo, surge uma "OBRA" em nossa cidade. Olhem para uns postes da rede elétrica (Praça Santana frente a RJ celulares; calçada do Dr. Washington, etc). Bela atitude, boa obra.
      Em 2009, nosso admistrador supremo, pode manusear quase 15 milhões de reais, pelo menos isso saiu. Legal.
       Sabemos das dificuldades e dos compromissos (obrigações) as quais o município está sujeito, porém não justifica certas indiferenças por conta dos administradores de nosso patrimônio(nossa cidade).
        Haverá dia em que possamos compreender e partilhar da condução desenvolvimentista do que pertence a nós.
       Esclareço porém que a culpa maior está em nós mesmos que não sabemos selecionar nossos administradores, nem mesmo para os mais modestos cargos. Vez por outra vemos e ouvimos relatos de pessoas que foram lesados pelos seus rmpregados. Depois de feito, inútil tentar reaver, resta-nos a alternativa de troca dos administradores. Isso se extende perfeitamente aos representantes e administradores (gestores) públicos. Muito cuidado na hora de aprová-lo para referido cargo. Pense nisso!