Pesquisar na web

domingo, 17 de julho de 2011

Câncer da Próstata

Câncer da Próstata Câncer da Próstata

Câncer da Próstata Nos últimos anos, houve um aumento significativo na incidência do câncer de próstata no Brasil. Entretanto, é importante lembrar que tal fato pode ser resultado da evolução dos métodos de diagnóstico, que hoje são bem mais eficientes.

Em geral, o tumor possui um desenvolvimento lento, chegando a levar mais de uma década para atingir 1 centímetro cúbico. As principais vítimas da doença são homens acima de 50 anos, mas ela também pode alcançar os mais jovens.

Além da idade, existem outros fatores que potencializam a possibilidade do câncer. Pessoas com pai ou irmão que tiveram câncer de próstata antes dos 60 correm um risco maior de desenvolverem o problema. O mesmo acontece com quem não possui hábitos saudáveis, apesar de ainda não ter sido constatado os reais mecanismos que poderiam influenciar o desenvolvimento do tumor.

Entretanto, tem-se verificado que uma dieta rica em legumes, grãos, frutas, cereais integrais e verduras diminui o grau de incidência desta e de outras doenças crônicas, principalmente as que envolvem o sistema cardiovascular.

Em seu estágio inicial, o câncer de próstata possui uma evolução silenciosa, o que dificulta sua detecção. Nos casos em que a instalação do tumor não é assintomática, o indivíduo apresenta aumento da freqüência urinária, dificuldade miccional, infecções (nos casos mais avançados) etc.

Seu tratamento é aplicado de acordo com o estagio clínico do paciente. Geralmente, são feitas cirurgias, radioterapias e aplicações hormonais. O médico é quem deve definir o procedimento mais indicado para o seu caso.

Lembrando que apesar dos avanços obtidos no diagnóstico do câncer de próstata, o exame do toque retal continua sendo imprescindível para uma análise precoce da doença, principalmente para quem já passou dos 50. Para mais informações, procure um especialista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário