Como assistir TV Digital?
Fique por dentro do que é necessário para captar o sinal da TV digital.
Os tempos estão mudando. Hoje, você não precisa assistir à programação da TV aberta com chuviscos e imagens distorcidas. Agora você pode ter, de graça, imagens cristalinas, resolução muito superior às transmissões analógicas, ausência de chuviscos e som de altíssima qualidade.
As grandes emissoras de TV estão mudando a forma de transmissão de imagens aos poucos. Desde 2007, quando a TV Digital foi oficialmente implantada no Brasil, cada vez mais cidades vêm recebendo o padrão de transmissão digital. De acordo com o cronograma oficial do governo brasileiro, as transmissões de TV analógica serão encerradas em 2016. Eventualmente, para assistir os programas da TV aberta, seremos obrigados a receber o sinal exclusivo da TV Digital.
Mas para receber a TV Digital em casa, você precisa contar com alguns itens:
Sinal de TV Digital
Antes de mais nada, você precisa conferir se o sinal de TV Digital já chegou em sua cidade ou região.
Antena UHF
As transmissões de TV Digital são enviadas via UHF. Você precisa escolher uma antena de qualidade e posicioná-la em um local de boa recepção.
Conversor digital
O sinal UHF é enviado para um conversor, que por sua vez, decodifica as imagens e as envia para a TV. Se você tem uma TV antiga, precisa comprar um conversor externo. Mas não conseguirá assistir às imagens com toda qualidade de uma TV de alta definição (TV HD). Praticamente todos os modelos mais novos de TV LCD eTV LED já contam com uma placa interna capaz de receber o sinal da TV digital. É o chamado conversor integrado.
Outros modelos ainda mais modernos e recentes já vem com o conversor mais um recurso muito bacana: ainteratividade. Os televisores com esse recurso são sinalizados com a sigla DTVi, que significa interatividade na TV Digital. Esse recurso também é conhecido pelo nome do software interno que roda a aplicação interativa:Ginga.
Com a interatividade da TV Digital, foi-se o tempo em que você era um mero recebedor de imagens. Agora, você pode interagir com conteúdos especialmente desenvolvidos para a programação das emissoras. Como a tecnologia é muito recente, nem todas implantaram o recurso ainda. A TV Globo, porém, já usa a interatividade em sua programação há algum tempo. Na Globo, dá para conferir estatísticas, escalações de equipe, acompanhar em tempo real a classificação dos campeonatos de jogos de futebol, conferir sinopses de novelas, detalhes de personagens e informações de próximos capítulos, por exemplo.
Quando você for comprar uma TV, se puder, opte por modelos mais novos, que já tenham o conversor digital integrado, preferencialmente com o software de interatividade.
'via Blog this'
Publicado por Professor Jonas Antunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário