Pesquisar na web

terça-feira, 26 de abril de 2011


DICAS DE COMO REDIGIR UMA BOA REDAÇÃO


Antes de começar a redigir uma redação é recomendável que faça um rascunho com todas as informações que você tem sobre o determinado assunto, desta forma ficará mais fácil na hora de organizar as idéias na redação.

As idéias que serão transmitidas devem estar claras primeiramente para você.

Quando se tem conhecimento sobre o tema proposto é muito bom, mas só isso não basta, é preciso também saber organizar suas idéias e jamais fugir do tema proposto.

Organize suas idéias encaixando-as no texto de uma maneira que fique de fácil entendimento ao receptor.

Evite usar palavras repetidas, pois isso dá impressão de que você não tem um vocabulário rico.

O nervosismo é um fator presente nos momentos em que precisamos fazer uma redação, principalmente quando ela estará valendo nota na escola, em prova de vestibular ou concurso. Mas é preciso manter a calma, pois tendo calma, terá mais chances de conseguir organizar as idéias com clareza. Apesar de muitas vezes ser exigido que na redação seja colocada a sua opinião, nunca coloque um texto dissertativo
 em primeira pessoa, evite palavras como: “eu”, “acho”, etc.

Estes termos empobrecem sua redação. Prefira usar na terceira pessoa (nós achamos), fazendo com que sua opinião seja a mesma de várias pessoas.
Muitas vezes a dificuldade vem da falta de informação sobre o assunto, por isso, lembre-se: quanto mais informações você tiver durante o dia-a-dia sobre diversos assuntos, mais fácil será de ter argumentos na hora de redigir uma redação.

Redação - A Importância dos Conectivos


A coesão de um texto depende muito da relação entre as orações que foram os períodos e os parágrafos. Os períodos compostos precisam ser relacionados por meio de conectivos adequados, se não quisermos torná-los incompreensíveis.

Para cada tipo de relação que se pretende estabelecer entre duas orações, existe uma conjunção que se adapta perfeitamente a ela. Por exemplo, a conjunção MAS só deve ser usada para estabelecer uma relação de oposição entre dois enunciados.

Porém, se houver um relação de contradição ou idéia de concessão, a conjunção deverá ser outra: EMBORA. Se não for assim, o enunciado ficará sem nexo. Observe um caso de escolha inadequada da conjunção:

"EMBORA O BRASIL SEJA UM PAÍS DE GRANDES RECURSOS NATURAIS, TENHO CERTEZA DE QUE RESOLVEREMOS O PROBLEMA DA FOME"

Veja que não existe a relação de oposição ou a idéia de concessão

que justificaria a conjunção EMBORA. Como a relação é de causa-efeito, deveria ter sido usada uma conjunção causal:
COMO O BRASIL É UM PAÍS DE GRANDES RECURSOS, TENHO CERTEZA DE QUE RESOLVEREMOS O PROBLEMA DA FOME.

Para que problemas desse tipo não aconteçam em suas redações, acostume-se a relê-las, observando se suas palavras, orações e períodos estão adequadamente relacionados.

Publicado por Professor Jonas Antunes

         

11 Dicas sobre Redação


Agora é a REDAÇÃO. Você está preparado? Seguem algumas dicas, mas lembre-se: nada substitui a prática da escrita!
1. A banca examinadora pode apresentar propostas textuais, pictóricas, diretas ou híbridas: imagem, textos e tema. Leia primeiro o tema direto, antes de começar a leitura dos textos da coletânea.
2. Os temas mais prováveis são aqueles relacionados a atualidades. De qualquer forma, é necessário ler jornais, revistas, saber quais são as notícias do dia-a-dia. Não seja alienado!
3. Procure relacionar idéias sobre o tema a ser abordado. Até mesmo as mais "estranhas" podem ser úteis no processo criativo. Podemos denominar essa ação como BRAINSTORM.
4. Tente imaginar como será seu texto, quantos parágrafos você vai escrever, quais argumentos quer utilizar como subsídio para demonstrar sua tese. Elabore sua Estratégia.
5. Faça rascunho, sempre que possível, ou seja, sempre que o tempo permitir. Reserve 1 hora e 20 minutos para ler a proposta, refletir, escrever o rascunho, reler seu texto e passá-lo a limpo.
6. Lembre-se que, se o tipo de texto solicitado for dissertativo-argumentativo, exige um posicionamento do candidato frente à situação-problema.
7. Ser radical na Redação não é o melhor caminho para uma boa argumentação nos exames vestibulares
8. Adotar um posicionamento claro, embasado através da argumentação, sem usar o discurso vazio, é o mais aconselhável.
9. Cuidado com bolotas, com o "A" egípcio, com asteriscos e outras marcas. Elas podem levar sua prova à anulação.
10. Utilize CANETA COM TINTA PRETA, PRETA, PRETA… e se não tiver CANETA COM TINTA PRETA, use CANETA COM TINTA PRETA.
11. Última e mais importante dica: Redação significa praticar a escrita, escrever bastante, errar bastante (e depois acertar), treinar. Se você não fizer as redações, dica nenhuma irá salvá-lo na hora do Vestibular.



Publicado por Professor Jonas Antunes

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PROTESTE - Banda Larga mobiliza PROTESTE e entidades - Serviços


Banda Larga mobiliza PROTESTE e entidades

Haverá lançamento nacional da campanha “Banda larga é um direito seu” contra o preço elevado, a lentidão, e pouco alcance do serviço.
A PROTESTE Associação de Consumidores se juntou a 58 entidades civis e participa do lançamento nacional da campanha “Banda larga é um direito seu” que terá manifestações simultâneas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, no dia 25 de abril, segunda-feira.
A preocupação é com os desdobramentos da negociação das teles com o governo federal – dentro do novo Plano Geral de Metas de Universalização – e as consequências sobre a massificação da internet no país.
A banda larga no Brasil é cara, lenta e para poucos, e está na hora de pressionar o poder público e as empresas para essa situação mudar. O lançamento do Plano Nacional de Banda Larga em 2010 foi um passo importante na tarefa necessária de democratizar o acesso à internet, mas é insuficiente.
O modelo de prestação do serviço no Brasil faz com que as empresas não tenham obrigações de universalização. Elas ofertam o serviço nas áreas lucrativas e cobram preços impeditivos para a população de baixa renda e de localidades fora dos grandes centros urbanos.
No manifesto de lançamento da campanha, as entidades – entre elas Proteste, CUT, Idec, Fenaj, FNDC e Intervozes – alertam que o resultado da negociação que envolve o Ministério das Comunicações, a Anatel e as concessionárias de telefonia terão efeito negativo sobre a multiplicação do acesso à internet no país.
O documento questiona a doação da faixa de 450 MHz às teles, o uso do ônus da concessão (2% da receita a cada dois anos) para financiar metas de universalização, a retirada das obrigações de backhaul do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU 3).
As entidades também reiteram a defesa de que o serviço de acesso à banda larga seja prestado em regime público, com metas de universalização e tarifa regulada. E sustentam que o Estado deve atuar diretamente nesse serviço.
“Nem mesmo o desafio da massificação pode ser enfrentado sem que haja um papel ativo do Estado – não apenas como gerente ou fiscal das políticas, mas como agente econômico e executor do serviço”, diz o manifesto.
O lançamento nacional da campanha no dia 25 de abril, será nos seguintes locais:
SÃO PAULO (SP) – 19h
Sindicato dos Engenheiros de São Paulo
Rua Genebra, 25 – Centro (travessa da Rua Maria Paula)
RIO DE JANEIRO (RJ) – 20h30
Auditório do SindJor Rio
Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar
SALVADOR (BA) – 19h
Auditório 2 da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia
Avenida Reitor Miguel Calmon s/n – Campus Canela
BRASÍLIA (DF) –  a confirmar)
Balaio Café
CLN 201 Norte, Bloco B, lojas 19/31
20.04.2011

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Campanha salário digno aos Professores


Posted By: Fred Teixeira Leite
To: Members in Salário digno aos PROFESSORES do Brasil
Carta de apoio - Frei Betto
Frei Betto
Cartas de Apoio
Todo o meu apoio à causa do piso salarial do professor. Não só do professor, mas também dos funcionários da escola, que também merecem tratamento salarial digno e condições de trabalho seguras e saudáveis.


Nenhum país saiu do subdesenvolvimento sem forte investimento na educação. O Brasil investe 5,2% do PIB. Deveria, no mínimo, dobrar este índice. Os países da Ásia, atrasados e devastados pela Segunda Guerra Mundial, hoje são potências mundiais por aplicarem na educação de 8 a 12% do PIB.



Além de assegurar o piso, é preciso instaurar o tempo integral na educação de crianças e jovens brasileiras. Apenas 4 ou 5 horas por dia na escola são insuficientes para uma educação de qualidade.

Fred Teixeira Leite está de parabéns por levar adiante esta causa tão prioritária e necessária para que o Brasil vença a exclusão social.

Frei Betto (escritor, autor de “Alfabetto – Autobiografia Escolar” [Ática], entre outros livros)
http://causes-assets2.causes.com/images/facebook/bulletins/call-to-action-arrow.gif?1302634275
Call to Action

quarta-feira, 13 de abril de 2011


ACORDO ORTOGRÁFICO ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Trema - desaparece em todas as palavras                             
Antes
Depois
Freqüente, lingüiça, agüentar
Frequente, linguiça, aguentar
* Fica o acento em nomes como Müller

Acentuação 1 - some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)
Antes
Depois
Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia
Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia

* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)
  
Acentuação 2 - some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas
Antes
Depois
Baiúca, bocaiúva, feiúra
Baiuca, bocaiuva, feiura

* Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí
  
Acentuação 3 - some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)
Antes
Depois
Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos
Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos

Acentuação 4 - some o acento diferencial
Antes
Depois
Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa
Para, pela, pelo, polo, pera, coa
 * Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo

Acentuação 5 - some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar
Antes
Depois
Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você
Averigue, apazigue, ele argui, enxague você

Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas

Hífen - veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:
Prefixos
Usa hífen
Não usa hífen
Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra...
Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel
Em todos os demais casos:autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom
Hiper, inter, super
Quando a palavra seguinte começa com h ou com r:super-homem, inter-regional
Em todos os demais casos:hiperinflação, supersônico
Sub
Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano
Em todos os demais casos:subsecretário, subeditor
Vice
Sempre: 
vice-rei, vice-presidente

Pan, circum
Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar
Em todos os demais casos:pansexual, circuncisão


Vestibular1 - O Número 1 em Vestibular

Vestibular1 - O Número 1 em Vestibular


Português
 
 Acordo Ortográfico - Principais Regras

ACORDO ORTOGRÁFICO
Principais regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
 Pelo novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa essas são as novas formas de se escrever. O documento unifica o idioma em todos os países que o adota e começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2009 no Brasil. Até dezembro de 2012, a forma atual também é aceita. O resumo tem como colaboradora a professora Stella Bortoni, linguista da Universidade de Brasília (UnB). Confira:

Alfabeto
Antes do acordo, tinha 23 letras, agora passa a ter 26. O k, w e y voltam ao alfabeto oficial, porque o acordo entende que é um contra-senso haver nomes próprios e abreviaturas com letras que não estavam no alfabeto oficial (caso de kg e km). Além disso, são letras usadas pelo português para nomes indígenas (as línguas indígenas são ágrafas, mas os linguistas estudiosos desses idiomas assim convencionaram). Na prática: nenhuma palavra passa a ser escrita com essas letras - “quilo” não passa a ser “kilo” - por serem “pouco produtivas” ao português, na opinião da linguista.

Somem da Ortografia
Trema
Desaparecem de toda a escrita os dois pontos usados sobre a vogal “u” em algumas palavras, mas apenas da escrita. Assim, em “linguiça”, o “ui” continua a ser pronunciado. Exceção: nomes próprios, como Hübner.

Acento diferencial
Também somem da escrita. Portanto, pelo (por meio de, ou preposição + artigo), pêlo (de cachorro, ou substantivo) e pélo (flexão do verbo pelar) passam a ser escritos da mesma maneira. Exceções: para os verbos pôr e pode - do contrário, seria difícil identificar, pelo contexto, se a frase “o país pode alcançar um grande grau de progresso” está no presente ou no passado.
 
Acento circunflexo

Não é mais usado nas palavras terminadas em êem (terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo de crer, ver, dar…) e em oo (hiato). Caso de crêem, vêem, dêem e de enjôo e vôo.

Acento agudo

1 - Nos ditongos abertos éi e ói, ele desaparece da ortografia. Desta forma, “assembléia” e “paranóia” passam a ser assembleia e paranoia. No caso de “apóio”, o leitor deverá compreender o contexto em que se insere - em “Eu apoio o canditato Fulano”, leia-se “eu apóio”, enquanto “Tenho uma mesa de apoio em meu escritório” continua a ser escrito e lido da mesma forma.
2 - Desaparecem no i e no u, após ditongos (união de duas vogais) em palavras com a penúltima sílaba tônica (que é pronunciada com mais força, a paroxítona). Caso de feiúra.

Uso do Hífen
Deixa de existir na língua em apenas dois casos:
1 - Quando o segundo elemento começar com s ou r. Estas devem ser duplicadas. Assim, contra-regra passa a ser contrarregra, contra-senso passa a ser contrassenso. Mas há uma exceção: se o prefixo termina em r, tudo fica como está, ou seja, aquela cola super-resistente continua a resistir da mesma forma.
2 - Quando o primeiro elemento termina e o segundo começa com vogal. Ou seja, as rodovias deixam de ser auto-estradas para se tornarem autoestradas e aquela aula fora do ambiente da escola passa a ser uma atividade extraescolar e não mais extra-escolar.

Em Portugal

Caem o “c” e o “p” mudos, como “óptimo” e “acto”. Passam a ser grafadas como o Brasil já fazia. Palavras como “herva” e “húmido” também passam a ser escritas como aqui: erva e úmido.
Fonte: Ministério da Cultura
Saiba Mais sobre o acôrdo nas tirinhas - Clique Aqui!
Game da Reforma Ortográfica
Acordo Ortográfico - Perguntas Frequentes
Prós e Contras da Reforma Ortográfica

Reforma Ortográfica - Guia Prático da Nova Ortografia

segunda-feira, 4 de abril de 2011


Conheça o cardápio que ajudou 
Carolina Dieckmann a enxugar 30kg

Dieta promete enxugar as gordurinhas sem exercícios físicos
AgNewsAgNews
Com a dieta das notas, Carolina Dieckmann consegue manter sua ótima forma
Publicidade
Desde que deu à luz seu segundo filho,
Carolina Dieckmann vem seguindo à
risca as orientações do endocrinologista
Guilherme de Azevedo, criador da  dieta 
das notas.

Graças ao regime, a atriz não só perdeu
os quilos que ganhou durante a gestação -
há quatro anos - como se mantém em
ótima forma.

Para o R7, Azevedo revela o cardápio
que ajudou a atriz a eliminar 30 kg.

Confira:

Cardápio com 500 notas 

Café da manhã (80 notas)
1 iogurte de frutas diet 
4 fatias de peito de peru 

Almoço (120 notas)
1 filé médio de frango 
2 colheres (sopa) de arroz 
2 colheres (sopa) de feijão 
Couve-flor e brócolis cozidos no vapor 
3 colheres (sopa) de cenoura 

Lanche (50 notas)
1 torta pequena de legumes 
Chá diet à vontade

Jantar (200 notas)
2 batatas médias cozidas 
4 colheres (sopa) de atum 
Salada de agrião com tomate 
4 colheres (sopa) de palmito 
4 colheres (sopa) de vagem cozida 

Ceia (50 notas)
1 taça de sorvete diet 
3 damascos secos

Veja outra opção, mais branda, do regime, com 600 notas 



Café da manhã (140 notas)

1 bebida láctea fermentada
1 banana média 
1 torrada 
1 fatia grande de queijo de Minas

Lanche (100 notas)
1 tangerina grande 
1 suco light 
1 barra de cereal

Almoço (120 notas)
 4 colheres (sopa) de beterraba 
4 colheres (sopa) de broto de feijão 
Salada de alface e agrião 
2 colheres (sopa) de arroz 
1 porção média de peixe 



Lanche (50 notas)

1 torta de legumes pequena

Jantar (155 notas)
2 colheres de atum em água
2 batatas médias cozidas 
Salada de agrião, tomate e cebola
4 colheres (sopa) de palmito 
4 colheres (sopa) de vagem 
2 colheres (sopa) de milho verde

Lanche (35 notas)
1 pote de iogurte desnatado