As vendas globais dos tablets tiveram um forte aumento no segundo trimestre de 2011, ao ponto de superar as vendas dos netbooks pela primeira vez na história. Quem informa é a empresa de pesquisa de mercado ABI Research.
Seu último relatório de vendas de produtos revela que as remessas de tablets para o mercado aumentaram 112.5% no segundo trimestre de 2011, alcançando a marca de 13.6 milhões de unidades vendidas. Comparados aos 6.4 milhões de unidades entregues ao mercado no primeiro trimestre de 2011, nota-se um crescimento substancial.
Por outro lado, as vendas de netbooks declinaram no mesmo período: passaram de 8.4 milhões de unidades entregues no primeiro trimestre desse ano para 7.3 milhões do segundo trimestre, um pouco mais da metade de tablets enviados para o mercado no mesmo período.
"Esta é uma tendência que não esperamos mudanças", disse o diretor do segmento de análise de dispositivos móveis, Jeff Orr, em comunicado. "Como são segmentos diferentes, não estamos falando de um comportamento de substituição direta, mas uma mudança do tipo de dispositivo que será líder no segmento, sendo o tablet o dispositivo que mais desperta interesse entre os usuários nesse momento".
A pesquisa da ABI também mostra que o iPad 2 da Apple foi responsável por 68% dos tablets enviados para o mercado no segundo trimestre, e a ABI espera que 60 milhões de tablets sejam entregues ao redor do mundo em 2011. No caso dos netbooks, a estimativa é que sejam entregues ao mercado apenas 32 milhões de unidades até o final do ano. Por fim, a ABI informa que a maioria desses tablets vão abastecer os mercados da Europa Ocidental, Estados Unidos, Japão e Coreia.
Via BGR.